Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Micoplasma: Perigo nas granjas

<p>Este tipo de organismo causa problemas respiratórios e reprodutivos graves dentro da avicultura. Segundo veterinária, se não for combatido pode trazer queda de produção, gerando perdas econômicas.</p>

Redação (18/08/2008) – Micoplasma é a denominação de um grupo de bactérias pequenas que não possuem paredes celulares e por este motivo não apresentam forma definida. Segundo Laura Villarreal, veterinária do departamento de Saúde Animal da Intervet Schering-Plough, o organismo bacteriano tende a ser um hospedeiro específico, ou seja, entra numa célula epitelial dos animais como por exemplo, as aves, resultando em infecção e disseminação de doenças.

 

Laura destaca os principais micoplasmas que afetam a avicultura industrial: o Micoplasma gallisepticum (MG) e o Micoplasma synoviae (MS). Segundo ela, eles são os responsáveis pela Doença Crônica Respiratória (DCR), aerosaculite e problemas reprodutivos e por sinovite infecciosa. “As manifestações clinicas são usualmente demoradas para aparecerem e a infecção pode ter um curso longo. Na indústria avícola nacional, a espécie gallisepticum do micoplasma é aquela que gera maiores perdas econômicas, seja pelos problemas respiratórios, seja pelos problemas reprodutivos decorrentes da infecção”, explica. “O M. gallisepticum encontra-se entre os seis patógenos que causam maiores perdas econômicas”.

 

A veterinária faz um alerta ao setor avícola, pois, este problema está sendo negligenciado pelos avicultores. “Atualmente as granjas dão mais importância aos problemas virais, tipo bronquite, pneumonia, e acabam se esquecendo do grave problema que o micoplasma pode trazer. Os produtores devem ficar atentos para evitar futuros prejuízos”, conclui.

 

Curso de Manejo- Laura Villareal participou do VI Curso de Manejo promovido pela Hy-Line no mês de Julho. Em sua apresentação, explicou como os micoplasmas afetam a avicultura de postura. “As galinhas que são infectadas pelo microorganismo apresentam diversos sintomas, entre eles estão problemas respiratórios, espirros e problemas reprodutivos”, afirmou. “Dentro da avicultura de postura, grande parte dos criadores atrelam o micoplasma às dificuldades respiratórias, quando na verdade, ele também ocasiona falhas reprodutivas, podendo comprometer o rendimento da granja em até 20%”.