Redação (23/04/07) – Na semana passada, exportadores brasileiros de carnes tiveram informações de que o governo russo não estaria disposto a renovar os vistos de permanência dos veterinários, o que ocorre a cada três meses. Oliveira disse, na ocasião, que o ministério havia pedido à Rússia a renovação da permanência dos veterinários e que o Brasil estava à espera de uma resposta.
Desde março, a Rússia ameaça retirar esses funcionários do país. O chefe da agência veterinária russa, Sergey Dankvert, chegou a falar no mês passado, em transferir os veterinários que estão no Brasil para Uruguai, Argentina ou Paraguai, informou a Reuters. A alegação é que aqui não conseguiriam chegar a algumas localidades onde a carne para exportação é carregada. Ele também ameaçou impor restrições a produtos de carne brasileiros devido à suposta fraude em certificados veterinários.
Os veterinários russos deixaram de fazer vistorias em cargas no portos da União Européia, mas no Brasil, os exportadores temem que se isso ocorrer pode haver problemas no desembarque das cargas de carnes nos portos da Rússia.