Redação SI (03/08/06)- A missão composta por dois veterinários do serviço de defesa sanitária da Rússia iniciou hoje (02/08), em Porto Alegre, a série de visitas que fará aos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Na capital gaúcha, os inspetores russos visitaram o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), que também será objeto de vistoria no Recife.
Além dessas instituições, a missão realizará vistorias nas unidades dos serviços oficiais de defesa sanitária no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde terão reuniões com autoridades federais e estaduais e verificará as medidas tomadas para o controle e erradicação da febre aftosa.
Esta é a primeira missão da Rússia, desde a suspensão das importações de carnes brasileiras em decorrência dos focos de aftosa registrados, no final de 2005, no Mato Grosso do Sul e Paraná.
A comprovação de que todas as medidas preconizadas pela OIE para controle da doença foram tomadas pelas autoridades brasileiras contribuirá para a retomada das importações russas. Observando que este é um mercado importante para o Brasil, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jamil Gomes Souza, lembrou que todas as informações sobre o combate aos focos da doença no Mato Grosso do Sul e Paraná foram prestadas às autoridades russas.
O roteiro da missão se encerra dia 14 com uma visita ao Centro Panamericano de Febre Aftosa – Panaftosa, no Rio de Janeiro, onde ocorrerá uma reunião com técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa e do organismo internacional.