Redação SI (18/05/2007) – O diretor do Panaftosa (Centro Pan-americano de Febre Aftosa), Albino Belotto, disse que "há ambiente" para que Mato Grosso do Sul volte a ser considerado área livre de febre aftosa com vacinação. “Há um trabalho árduo pela frente. O Panaftosa se colocou à disposição para ajudar a retomar o status de área livre em MS”, disse.
Segundo o diretor, em setembro deste ano será realizada uma reunião da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) que vai definir se Mato Grosso do Sul voltará a ser considerado como área livre de febre aftosa com v acinação. Ele explicou que esteve discutindo o assunto com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, que pediu colaboração do Panaftosa para a abertura do mercado à carne sul-mato-grossense.
Para o diretor, a diversidade da pecuária em Mato Grosso do Sul é dinâmica, pois existem fazendas contínuas nos dois lados da fronteira (Brasil e Paraguai), o que prejudica as ações de combate à doença. Ele disse que essa situação está sendo vista para que possa ser feito um trabalho coordenado. “É possível, mas não vai ser fácil”, concluiu o diretor.