Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MS recebe organização de saúde animal este mês

<p>Do fim deste mês ao início do outro Mato Grosso do Sul estará recebendo representantes da OIE, que estarão verificando as ações de erradicação da febre aftosa que estão sendo adotadas pelo governo, após ocorrência de focos em outubro, em Japorã, Eldorado e Mundo Novo.</p>

Redação (01/06/06) – A informação foi dada esta manhã pelo diretor-presidente da Iagro, João Cavalléro, durante entrevista ao programa Bom Dia MS, da TV Morena. Segundo ele, os focos de febre aftosa na Argentina, Mato Grosso do Sul e no Paraná abalaram a credibilidade da América do Sul perante a OIE, mas o governo vai aproveitar a visita para mostrar que está cumprindo os protocolos.

Segundo Cavalléro, os animais sentinelas em Japorã, Eldorado e Mundo Novo não têm sintomas clínicos e os de Eldorado e Mundo Novo também apresentaram sorologia negativa. É esperado o resultado de exames de animais de Japorã, onde ocorreram novos casos da doença no mês de abril.

Cavalléro ressaltou, ainda, que além da pesquisa de atividade viral, o Estado também tem promovido outras ações como vacinação assistida de 10% do rebanho, em geral e 10% do rebanho na fronteira. Para ele é preciso apostar na diplomacia para adotar ações conjuntas com o Paraguai, uma vez que os focos tem ocorrido de forma recorrente na região de fronteira.