Há pouco menos de um ano, em março de 2013, teve início, nos Estados Unidos, um surto de diarreia suína (PED, na sigla em inglês), que mudou a suinocultura americana. Atenta a essas mudanças que preocupam e podem impactar a suinocultura mundialmente, a MSD Saúde Animal fechou uma parceria com a Utrecht University, uma das mais tradicionais universidades europeias, para a realização de estudos sobre o vírus que provoca a doença.
A pesquisa, que vai durar 12 meses, visa descobrir uma vacina contra a PED. O diretor da Unidade de Suinocultura da MSD Saúde Animal no Brasil, Rui Nóbrega, afirma que essa pesquisa faz parte do compromisso global da companhia em prover soluções inovadoras para a saúde animal. “A PED é uma doença recente, mas que já causou imensas perdas nos Estados Unidos e, agora, chegou ao Canadá. A MSD Saúde Animal é uma empresa global que investe em inovação e tecnologia para a saúde dos animais. Esses estudos, que se iniciam na Holanda, são reflexo de nossa preocupação e atenção com o setor como um todo”, disse.
A Universidade de Utrecht, na Holanda, possui décadas de experiência em pesquisa com vírus de grande importância veterinária e reúne todas as condições para o desenvolvimento de uma vacina contra PED, que já matou mais de 1 milhão de animais nos Estados Unidos e pode chegar a outros países. O vírus não representa qualquer risco de segurança alimentar e não é prejudicial aos seres humanos, mas pode matar os leitões, depois de levá-los a uma rápida desidratação.