Da Redação 18/02/2004 – 08h10 – A disputa interna entre agrônomos e veterinários no Ministério da Agricultura provocou a demissão de dois diretores da Secretaria de Defesa Agropecuária. Foram demitidos João Cavallero, diretor do Departamento de Defesa Animal, e Rui Eduardo Vargas, diretor do Departamento de Fiscalização de Produtos de Origem Animal. Segundo apurou o jornal Valor Econômico, os dois não aceitavam ser chefiados pelo agrônomo Maçao Tadano, titular da secretaria.
A briga entre veterinários e agrônomos não é nova. No início do governo Lula, os dois grupos chegaram a propor ao ministro Roberto Rodrigues a divisão da secretaria em duas – de Defesa Vegetal e de Defesa Animal.
Rodrigues confirmou ontem as demissões, que ainda não foram publicadas no Diário Oficial da União. Ele afirmou ainda que, independentemente das mudanças, o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Animal e Bubalina (Sisbov) passará por um amplo processo de reavaliação. O Sisbov vai permitir o rastreamento de todo o gado do país, uma exigência de mercados importantes como a União Européia para importar a carne brasileira.