Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nigéria confirma primeira morte por gripe aviária

<p>Mulher comprou as aves infectadas de um produtor local.</p>

Redação (01/02/07) – O governo da Nigéria confirmou nesta quarta-feira a primeira morte no país causada pela gripe aviária.
Segndo o ministro de Informações da Nigéria, Frank Nweke, exames feitos em uma mulher de 22 anos morta na cidade de Lagos, a capital comercial do país, confirmaram a contaminação pelo H5N1, a variante mais perigosa e mortal do vírus da gripe aviária.

Esta é a primeira morte provocada pela doença na Áfica subsaariana.

“Na noite passada, nossa equipe de 13 cientistas conseguiu identificar conclusivamente o caso como sendo de gripe aviária”, disse o ministro.

De acordo com Nweke, exames feitos na mãe da vítima e em outras duas pessoas, todas mortas em circunstâncias similares à da mulher, foram inconclusivos.

O ministro disse que amostras de sangue foram encaminhadas para laboratórios no exterior e que os resultados dos testes foram enviados à Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma investigação mais minuciosa.

Preocupação

Desde dezembro de 2003, a gripe aviária já matou mais de 160 pessoas ao redor do mundo, a maioria na Indonésia, no Vietnã, na Tailândia e na China.

Segundo a OMS, todos os casos conhecidos até agora parecem ser de pessoas que tiveram contato com aves infectadas e não há registro de contágio entre humanos.

A OMS demonstrou preocupação com a reação do governo nigeriano à doença. Aves ainda estão sendo transportadas por produtores locais apesar de uma quarentena oficial.

Acredita-se que a mulher morta comprou as aves infectadas de um produtor local.

Segundo o coordenador da equipe de especialistas em gripe aviária do governo nigeriano, Abdulsalam Nasidi, as pessoas contaminadas são aquelas envolvidas na morte e na preparação das aves, e não aquelas que comeram as aves.