Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nordeste aponta medidas para erradicar aftosa

No Estado, apenas Sergipe e Bahia são considerados livres da enfermidade com vacinação.

Redação (25/03/2009) – A evolução das ações desenvolvidas para erradicar a febre aftosa foi o tema central do primeiro dia da reunião do Circuito Pecuário Nordeste, em Fortaleza/CE. Representantes dos serviços de defesa agropecuária dos sete estados que compõem o circuito apontaram como medidas principais o treinamento e contratação de pessoal, compra de equipamentos, cadastramento de propriedades rurais e ampliação da cobertura vacinal.

Nesta quarta-feira, (25) serão definidas as ações mais efetivas e metas para erradicar a doença em todo o território nacional até o final de 2010. Hoje o Brasil tem 14 estados e o Distrito Federal com status de livres da febre aftosa com vacinação. No Nordeste, apenas Sergipe e Bahia são considerados livres da enfermidade com vacinação. Já Santa Catarina é livre da doença sem vacinação.

“O Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) existe desde 1993; não podemos aceitar mais que estados brasileiros ainda tenham status sanitário de risco desconhecido”, ressaltou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, que participa do encontro em Fortaleza.