Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nova vacina contra Campylobacter para aves

<p>O novo produto em desenvolvimento na Universidade do Arizona oferece uma abordagem única no controle da infecção por Campylobacter jejuni em frangos.</p>

Redação (08/10/2008)- A Universidade americana do Arizona está desenvolvendo uma nova vacina que deve ofercer uma abordagem única no controle da infecção por Campylobacter jejuni em frangos. Experiências têm demonstrado que a vacina reduziu significativamente a capacidade do patógeno em atingir o intestinos dos frangos mais novos, onde a infecção começa. O objetivo é o de travar a contaminação antes da bactéria se espalhar e manter-se viva nos frangos crus vendidos no varejo.

"As aves servem apenas de transmissoras da doenças, mas elas não apresentam os sintomas", afirmou a professora do Departamento de Ciência e Estudos Veterinários Lynn Joens, que tem estudado a infecção por Campylobacter há 4 anos. O grupo de pesquisadores da universidade foi o primeiro a descobrir a aderência protéica, que é produzida quando o Campylobacter jejuni coloniza determinadas superfícies, como o intestino e pele de galinha. A partir daí, começaram o estudo para agirem diretamente contra esta aderência. Eles têm uma patente pendente nos EUA e UE.

"Se tudo der certo, teremos uma vacina comercial entre 3-5 anos", concluiu Joens.