Redação (22/08/2008)- Resultados preliminares do laboratório americano Imugene mostrou resultados satisfatórios de uma nova variação da Vacina da Síndrome Respiratória e Reprodutiva dos Suínos (PRRS). A nova vacina (ASX: IMU) proporciona um elevado grau de proteção contra a doença quando duas doses são administradas oralmente ou por injeção.
Os testes da vacina foram realizados por um especialista. O relatório completo, incluindo análises estatísticas está sendo elaborado e deve ser divulgado semanas. Imugene irá utilizar seus resultados nos debates com grandes empresas internacionais de saúde animal, tendo em vista um eventual acordo de licenciamento.
A doença – A PRRS é uma enfermidade que pode causar abortos próximos ao parto, partos prematuros, mumificação fetal, leitões fracos e natimortos, infertilidade e sinais respiratórios em diversas faixas etárias, sendo endêmica (persiste por muito tempo em uma população) em vários países. No Brasil, não há evidências da existência da doença e, portanto, devem ser empenhados esforços para evitar sua introdução, principalmente através da importação de animais.
O impacto econômico da PRRS inclui perdas por aumento de mortalidade, baixa performance reprodutiva, agravamento dos sintomas de outras doenças, elevados gastos com vacinas e medicações e custos com diagnósticos e monitorias. As perdas econômicas podem variar de US$ 250 a 300 por fêmea do plantel reprodutor (CIACCI-ZANELLA, 2004).