Redação (19/02/2009)- Um novo projeto de pesquisa da divisão de agricultura da Universidade de Arkansas irá explorar novas maneiras de se reduzir a contaminação por salmonela na avicultura. O estudo vai examinar quão efetivos são os métodos de tratamento atuais, com antimicrobianos e também realizar uma análise genética de como a salmonela sobrevive a alguns tratamentos.
Segundo pesquisadora, este é um sistema experimental e os resultados podem ser adaptados para uso no processamento de carne de frango. O estudo pode proporcionar uma visão da regulação gênica de salmonela existentes na superfície do frango.
Após a conclusão do projeto, os pesquisadores vão desenvolver estratégias para a utilização segura de tratamentos com antimicrobianos. O objetivo é desenvolver métodos eficazes, com redução da variação genética da salmonela (que pode se tornar resistente aos medicamentos).
"Esta pesquisa será benéfica para a segurança alimentar de todos, com a criação de um sistema de avaliação de novos tratamentos antimicrobianos", disse a pesquisadora.