Redação (15/08/07) – Testes estão sendo realizados em uma fazenda e em um popular zoológico e parque temático em Surrey, condado no sul da Inglaterra onde a doença ressurgiu em duas propriedades, no início do mês. A notícia suscitou temores de que a doença contagiosa possa estar se espalhando.
Segundo o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra), foram criadas duas novas zonas de vigilância de 3 Km para isolar os animais suspeitos de terem contraído aftosa.
Uma das localidades é o Chessington World of Adventures and Zoo, uma atração turística a cerca de 16 Km da zona de contenção criada ao redor do primeira foco da doença. O zoológico informou que "após exames médicos diários nos animais, o veterinário foi chamado para examinar um carneiro". "Devido ao estado de alerta e por precaução, decidimos vistoriar imediatamente todo o rebanho suscetível à febre aftosa e realizar os testes necessários", declarou.
O segundo animal suspeito faz parte do rebanho de uma fazenda adjacente ao condado de Kent. Até o momento, casos confirmados da febre aftosa se restringem a uma pequena área em Surrey.
Em 2001, uma epidemia da doença levou ao sacrifício de 7 milhões de animais no país.