Redação AI (30/05/06)- A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que o número de pessoas mortas em decorrência da gripe aviária na Indonésia subiu para 36. Segundo a OMS, outros 12 infectados sobrevivem ao vírus.
Parte dos casos já tinham sido anunciados pelo Ministério da Saúde da Indonésia, mas até então não haviam sido confirmados pela OMS, que realizou um segundo teste. A Indonésia que foi atingida por um terremoto que causou a morte de mais de 5 mil pessoas é o segundo país mais afetado pelo vírus da gripe aviária, ficando atrás apenas do Vietnã, onde a OMS contabilizou 93 casos em humanos, dos quais 42 foram fatais.
Nenhum dos casos recém-confirmados se relaciona com os que foram registrados no povoado de Kubu Simbelang, no norte da ilha de Sumatra. No local, ao menos seis membros de uma mesma família morreram por causa do vírus.
A OMS e autoridades locais estudam os casos, que levantaram o temor de que o vírus tenha sido transmitido entre pessoas e não apenas de aves a humanos. Isso poderia representar o início de uma pandemia do vírus, que até então causou a morte de mais de 50% das pessoas que foram contagiadas.