Redação AI 17/02/2004 – 04h50 – A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira, dia 16, que a epidemia de gripe aviária, que já matou 20 pessoas na Ásia e contaminou milhões de frangos, não deve ser contida nos próximos meses.
“Baseados em nossa experiência no Vietnã e na Tailândia, não temos expectativas de que a epidemia seja controlada nos próximos dois ou três meses”, disse Kumara Rai, do escritório da OMS no sudeste asiático, a repórteres em Nova Délhi.
Ele fez essas declarações na capital indiana após um encontro emergencial das autoridades de saúde e de agricultura dos sete países que compõem a Associação Sul-Asiática para Cooperação Regional. A reunião discutiu a cooperação regional no combate à disseminação da doença e reafirmou a proibição da importação de aves domésticas. No entanto, a reunião não trouxe nenhuma nova medida de combate à gripe aviária.
O grupo também inclui Bangladesh, Butão, as Maldivas, Nepal e Sri Lanka. O vírus da gripe aviária já matou 14 pessoas no Vietnã e outras 6 na Tailândia. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) disse que pode levar meses, e até anos, para que a gripe do frango não seja mais considerada uma ameaça.