Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ONU solicita assistência da DuPont para controlar a disseminação da Gripe Aviária em 69 países

<p>Os países, em sua maioria, estão situados na Europa Oriental, Oriente Médio e África.</p>

Redação AI (20/06/06)- Como medida de precaução para o combate à gripe aviária, a FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, solicitou à DuPont o fornecimento do desinfetante veterinário DuPont(TM) Virkon(R) S. A iniciativa tem como objetivo fazer frente à demanda de curto prazo de 69 países, cujos governos e agricultores mais necessitam de assistência para evitar a disseminação da doença. Os países, em sua maioria, estão situados na Europa Oriental, Oriente Médio e África. A sede da FAO fica em Roma.

Em diversos laboratórios de referência da FAO, o produto Virkon(R) S tem demonstrado eficácia contra os vírus causadores da gripe aviária e vários outros agentes causadores de doenças de importância internacional. Testes independentes conduzidos pelo Instituto de Pesquisa Veterinária de Harbin, na China, confirmaram que o desinfetante Virkon(R) S, quando corretamente usado, inativa o vírus H5N1, causador da gripe aviária. Considerado mundialmente como o agente desinfetante virucida mais eficaz do mercado, o Virkon(R) S funciona preventivamente, melhorando as condições sanitárias das áreas de criação de animais e prevenindo a disseminação da gripe aviária.

Um aspecto fundamental da preparação do Controle de Doenças Emergenciais é a manutenção de um estado de vigilância mais elevado contra a gripe aviária, afirma o Dr. Stephen Lister, veterinário europeu e especialista em biosseguridade, que tem prestado assessoria nos surtos de Influenza Aviária. Os protocolos de controle dessa doença altamente contagiosa devem basear-se em medidas de biosseguridade contínuas, profícuas e seguras, colocadas em prática por meio de um desinfetante comprovadamente eficaz contra o vírus H5N1 da Influenza Aviária. A instituição de estratégias eficazes por parte do Controle de Doenças Emergenciais deve ser a prioridade máxima de governos e produtores de aves em esfera internacional, completa.

No último grande surto europeu da doença em 2003, nos Países Baixos, o desinfetante Virkon(R) S foi o produto de escolha de vários governos para auxiliar na prevenção à disseminação da gripe aviária. O Virkon(R) S faz parte atualmente das estratégias de defesa de muitos países contra a Influenza Aviária.

A DuPont Soluções em Saúde Animal e seus parceiros locais estão também fornecendo treinamento em biosseguridade no mundo todo instruindo criadores, veterinários e representantes dos governos a respeito das principais medidas preventivas de biosseguridade mais apropriadas para conter o alastramento da gripe aviária no futuro. Os procedimentos de biosseguridade no campo consistem na desinfecção veicular, controle das divisas das propriedades rurais e rigorosas medidas de desinfecção. Na Indonésia, por exemplo, a DuPont uniu-se à Cruz Vermelha local para prestar assistência diretamente a vilarejos e povoados no combate à gripe aviária por meio de programas de conscientização da população e instituição de medidas biosseguridade e de vigilância dentro de cada comunidade. O Virkon(R) S vem sendo usado também na proteção dos animais do Zoológico do Cairo depois da descoberta de que várias aves de seu lago artificial estavam contaminadas com o mortal H5N1.

A DuPont vem oferecendo, há mais de 200 anos, inovações e know-how que deixam a vida das pessoas mais segura e melhor, diz Nick Fanandakis, vice-presidente e gerente geral da DuPont Chemical Solutions Enterprise, que engloba a divisão de Soluções em Saúde Animal. Como empresa de ciência de âmbito mundial, a DuPont está preparada para dar sua contribuição neste momento de necessidade e acima de tudo para levar esperança ao homem do campo, aos governos e a todos aqueles brutalmente atingidos pelos surtos da doença, assegura.

Além do desinfetante Virkon(R) S, os produtos e serviços contra a Influenza Aviária da DuPont são especificamente voltados para cada uma das áreas de maior importância do problema, oferecendo procedimentos e programas de biosseguridade abrangentes, equipamentos de proteção pessoal e produtos desinfetantes. São eles:

DuPont(TM) Tyvek(R) Roupas DuPont(TM) Tyvek(R) oferecem excelente proteção contra partículas aéreas microscópicas. São macacões, botas, sapatilhas, toucas e aventais, de uso limitado, que conferem proteção ao empregado durante o descarte de aves infectadas.

Roupas de Proteção DuPont(TM) Tychem(R) Roupas DuPont(TM) Tychem(R) em modelos variados, como macacões e aventais, oferecem proteção contra líquidos perigosos e microorganismos patogênicos. São recomendadas para a proteção pessoal tanto no contato com material infectado, quanto no momento da aplicação de produtos químicos de limpeza e desinfecção.

DuPont(TM) RelyOn(TM) Desinfetante e Anti-séptico de uso pessoal, o DuPont(TM) RelyOn(TM), em suas mais variadas formas, é seguro e eficaz contra uma gama de patógenos e germes, incluindo HIV e tuberculose, sem exigir descarte especial depois do uso.