Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Palestras vão atualizar imprensa sobre influenza aviária

<p>O Ministério da Agricultura vêm realizando o monitoramento de aves migratórias com a coleta de material para exames laboratoriais.</p>

Redação AI (31/05/06)- O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai apresentar um balanço das ações que vem desenvolvendo para prevenir a entrada da gripe aviária no país. A palestra, a cargo do veterinário Luiz Cláudio Coelho, da Coordenadoria de Sanidade Avícola do Mapa, será realizada sexta-feira próxima (02/06) às 10 horas, no encerramento da I Rodada de Atualização para a Imprensa sobre Influenza Aviária/Pandemia de Gripe, no auditório do anexo I do Palácio do Planalto.

O evento, que começa às 9 horas, contará também com exposições da médica epidemiologista, infectologista e consultora da Organização Pan-americana da Saúde – Opas/OMS, abordando a doença no contexto mundial. Na seqüência, o médico epidemiologista e coordenador de Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Fernando Barros, falará sobre o Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Gripe.

Organizado pela Subsecretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República, o encontro visa divulgar e atualizar iniciativas que o governo federal vem implementando para a prevenção da doença. Mesmo sem registrar nenhuma ocorrência da gripe, o Brasil vem, desde 2003, desenvolvendo ações preventivas, considerando os riscos à saúde pública e as perdas econômicas que poderiam resultar de sua introdução no país.

Entre outras medidas, o Ministério da Agricultura vêm realizando o monitoramento de aves migratórias com a coleta de material para exames laboratoriais, capazes de identificar a presença do vírus. Numa ação conjunta com outras áreas governamentais vem sendo intensificados também o controle e vigilância nos aeroportos para impedir a entrada de produtos capazes de hospedar o vírus.