Redação SI (10/05/06)- De acordo com balanço das doses vendidas da vacina, contabilizadas nessa segunda-feira (8), pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, vinculada a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agropecuário foram comercializadas, de 31 de março a 30 de abril, 1,1 milhão de ampolas.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agropecuário, Felipe Adelino, a partir desse resultado a 1 etapa do mutirão contra a febre aftosa deverá ultrapassar mais de 80% do efetivo bovino da Paraíba, estimado em cerca de 2 milhões de cabeças. O número de animais vacinados será conhecido após o dia 15, quando a Sedap contará todos os documentos de comprovação do gado imunizado com prazo de entrega até hoje (9), lembrou.
Com exceção da Bahia e Sergipe, o Governo do Estado da Paraíba busca conquistar a certificação de zona livre de aftosa. Mas ainda esse ano pretende pelo menos migrar da situação de risco desconhecido para médio risco e com isso comercializar carne e subprodutos para outras regiões, consideradas livres. Vencida essa primeira fase, será a vez de buscarmos definitivamente o selo de isenção da doença para podermos exportar o produto, destacou Felipe Adelino.