Redação (27/06/06) – Técnicos dos órgãos de defesa sanitária animal do Paraná e criadores, participam, até a próxima sexta-feira, em Curitiba, de um treinamento para prevenção e controle da influenza aviária e doença de Newcastle, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Estão programados outros cinco treinamentos como esse, onde são repassadas orientações sobre diagnóstico diferencial para as doenças; conduta frente à suspeita da gripe aviária; procedimentos em caso de emergência sanitária; biosseguridade durante a coleta, acondicionamento e envio de amostras ao laboratório e utilização de sistemas de georeferenciamento no mapeamento da avicultura brasileira. Técnicos de Concórdia (SC) e Porto Alegre (RS) já participaram da capacitação.
O presidente do Sindicato dos Abatedouros e Empresas Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, informou que os produtores já tinham a preocupação de preparar seus veterinários para atuar diante da suspeita de entrada das doenças no Estado. Com a adesão do Paraná ao Plano Nacional Prevenção de Influenza Aviária e Prevenção e Controle da Doença de Newcastle, no último dia 2, havia necessidade de formalizar essa capacitação. “Quando formos auditados por organismos internacionais, poderemos comprovar que fizemos o dever de casa”, afirmou.