Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PB: Estado adota medidas contra virose suína no Brejo

<p>Entre as medidas estão barreiras feitas por veterinários para isolar o foco.</p>

Redaçao SI (09/03/06)- Técnicos da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agropecuário (Sedap) e do Ministério da Agricultura decidiram nesta quarta-feira (8) estender o raio de ação das vistorias às propriedades próximas ao foco de Peste Suína Clássica confirmado na última segunda-feira (6) na zona rural de Cuitegí. As áreas há 10 km do local serão inspecionadas e os animais passarão por uma coleta de material para levantamento sorológico a fim de saber se existem novos casos da virose.

A propriedade em Cuitegí já está isolada e medidas estão sendo adotadas pelo governo para conter o avanço da virose que chega a causar morte em 90% de animais jovens. Mais de 100 animais estão com o vírus e deverão ser levados ao sacrifício ainda esta semana.

A Sedap esclarece a população que a Peste Suína Clássica, por não se tratar de uma zoonose, não acarreta prejuízos à saúde de quem consome a carne ou subprodutos de suínos. Portanto, sobre o foco da virose na região do Brejo a população local pode ficar tranqüila quanto ao consumo do produto.

O Governo do Estado está atento e solicitou ações no sentido de não haver sérios prejuízos para os criadores e conseqüentemente ao setor primário paraibano. Técnicos e veterinários trabalham 24 horas nas barreiras sanitárias montadas no local.