Redação AI (31/05/06)- Uma das novidades da Merial em 2006 é o concurso de receitas culinárias EU como OVO, que mobilizou os internautas nesses primeiros meses do ano, reforçando assim a importância do consumo de ovos. O concurso, que terminou em maio e premiou as 3 melhores receitas, foi idealizado para celebrar, de forma mais interativa, os dez anos de mercado da vacina Yokei-5
Ângelo Bolsonaro Neto, chefe de cozinha internacional, fez parte do júri que escolheu as receitas vencedoras |
Microemulsão.
O site da Merial recebeu 108 receitas – entre doces e salgados – tendo o ovo como principal ingrediente de preparo. Os critérios para escolha foram: facilidade de preparação, tempo de preparo, sabor e apresentação.
A receita campeã foi: Ovos ao creme, enviado por Marlúcia de Fátima Figueiredo (Belo Horizonte/MG). Em segundo lugar ficou o prato Farofa de feijão como ovos, de Gleison Nobre Câmara (Quixeramobim/CE) e em 3 lugar o doce Delícia dos Anjos, receita de Nicolina Maria de Laia, também de Belo Horizonte/MG.
Silvia Vieira, assistente das Operações de Avicultura da Merial comemora o resultado do concurso. Todas as receitas estavam dentro dos parâmetros do regulamento e a participação veio de todos os cantos do Brasil. Tivemos poucas receitas iguais, exemplo do quindim, sempre muito lembrado quando se fala em ovos. Primeiro separamos as receitas, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento e tivemos um período elaborando os pratos para chegar à conclusão. Somente as três melhores receitas foram premiadas, mas todas são muito boas, ressalta Silvia, que fez parte do júri, formado por funcionários da Merial.
Além dos colaboradores da empresa, a comissão julgadora contou com um expert em culinária, o chefe de cozinha internacional, Ângelo Bolsonaro Neto, que destacou a presença do ovo como ingrediente integrante da culinária mundial. Sou especialista em cozinha internacional e posso garantir que o ovo está presente em todas as culturas, dos restaurantes populares aos mais refinados. A versatilidade do ovo é incrível e é um alimento completo, enfatiza Ângelo.
Outros profissionais indicam o consumo do ovo e endossam sua importância. É o caso de Maria Cecília Corsi, médica nutricionista e consultora da Associação Paulista de Avicultura (APA). Trata-se de um alimento completo e saudável. Indico ovos para os meus pacientes por ser extremamente saudável e de rápido preparo. Trabalho com receitas que levam ovos combinados com outros alimentos, para que se completem e ofereçam nutrientes que o organismo necessita. Como nutricionista, consumo e recomendo, completa Maria Cecília.
O principal objetivo do concurso Eu como Ovo, da Merial, foi apresentar e comprovar a valorização do ovo como alimento essencial e de qualidade, alem de proporcionar interação entre a Merial e os usuários do site, para que possam conhecer os produtos e serviços oferecidos pela empresa, comenta Carlos Jeovane Pereira, gerente de produtos e serviços técnicos da Merial
Yokei-5 contra as principais enfermidades das aves – Yokei-5 Microemulsão, vacina contra as doenças de Bronquite Infecciosa, Newcastle, Síndrome de Queda de Postura (EDS 76) e Coriza Infecciosa (cepas 221 e H18), doenças que acometem as aves durante a produção, foi a patrocinadora do concurso.
Com Yokei-5 ME, a Merial inaugurou uma nova fase na imunização das aves. A formulação da vacina permite reduzir o volume da fase oleosa na imunização das aves, tornando a assimilação do produto mais fácil e diminuindo expressivamente a reação pós-vacinal, explica Jeovane Pereira. Em condições normais, invariavelmente a injeção de vacinas oleosas provoca lesão traumática leve ou moderada com conseqüente inflamação no local da inoculação. A prática demonstra que o bom manejo de vacinação e a utilização dos procedimentos básicos de higiene podem diminuir as lesões iniciais, completa Jeovane.