Redação AI (08/05/06)- O cientista vencedor do prêmio Nobel de Química em 1990, o americano Elias Corey, projetou um método para simplificar e acelerar a produção do Tamiflu, remédio considerado até agora o mais eficaz para combater a gripe aviária.
Corey acredita que graças ao novo método que ele encontrou a droga fabricada pelo grupo suíço Roche ficaria mais barata.
A Roche já pôs à disposição da Organização Mundial da Saúde cinco milhões de doses para o caso de uma possível epidemia. Com ajuda de outros laboratórios, ela projeta a produção de 400 milhões de unidades até 2007.
A dificuldade é que o material utilizado na produção é um composto extraído de uma planta rara. O anis estrelado cresce nas províncias montanhosas do sudoeste da China e só pode ser colhido uma vez por ano.
Corey soube do problema e começou a tentar encontrar uma solução.
Chamei alguns estudantes e perguntei se gostariam de tentar algo que poderia salvar muitas vidas contou.
Oito semanas mais tarde, o processo idealizado por Carey tinha saído do papel. A receita foi descrita na publicação científica americana Journal of the American Chemical Society.
O método de Corey, cujo segredo é um catalisador desenvolvido em seu laboratório, exige 11 passos químicos separadamente, mas os materiais utilizados são muito simples e baratos, segundo o cientista.