Redação AI (17/03/06)- Uma comissão de empresários catarinenses vai entregar hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento sobre as preocupações do setor com os efeitos da chegada da gripe aviária ao Brasil. O encontro acontece durante a visita do presidente a Itajaí, conforme informou a assessoria de imprensa da senadora Ideli Salvatti (PT/SC).
A comissão é formada pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) Glauco Corte, Nildemar Seches (Perdigão), Valter Fontana (Sadia) e Luís Temp (Aurora).
A chegada do presidente em Santa Catarina está prevista para as 9h15min no aeroporto de Joinville, Norte do Estado. Não haverá reunião dos empresários com o presidente Lula, mas a senadora comprometeu-se a organizar no Estado um debate sobre a questão com representantes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A Fiesc poderá sediar o evento.
Segundo a assessoria de Ideli, o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues teria dito à senadora esta semana que mais de 1,7 mil técnicos estão sendo treinados para atuar no controle da gripe aviária no país e que o Ministério prepara um plano de combate ao vírus que será apresentado na semana que vem.
O governo também estaria estudando uma forma de empréstimo para ajudar os produtores a manterem os estoques de frango até que as exportações sejam regularizadas. O empréstimo começaria a ser pago somente quando o produto fosse exportado.