Redação (11/01/07) – A taxa de mortalidade de leitões gira em torno de 1,5% do número de animais nascidos todos os anos no Brasil. Mas esse número pode aumentar para até 10% em algumas granjas, se o criador não adotar uma dieta alimentar adequada e se não tiver cuidados para afastar os fatores de risco.
As causas da mortalidade são diversas: alimentação inadequada, com escassez dos nutrientes necessários; falta de supervisão de partos, quando muitos leitões morrem por esmagamento ou inanição; doenças digestivas, responsáveis por 15% das mortes em maternidade e creche; pouca habilidade da fêmea; falta de higiene na maternidade; celas pequenas; e doenças infecciosas, como o circovírus, que permite a instalação de vários agentes patogênicos oportunistas.
O desmame é considerado o evento mais importante na criação destes animais. Por isso, a Cargill Nutrição Animal-Purina desenvolveu um programa completo de rações e núcleos, que atende às necessidades nutricionais do animal e, também, àquelas específicas do seu sistema imunológico, levando em consideração todo o processo de produção das células de defesa do organismo. Com isso, é possível reduzir as medicações terapêuticas e, conseqüentemente, atingir o máximo de economia por quilo de carne produzido na propriedade, enfatiza a gerente de negócios da empresa, Laerte Moraes.
A nova linha de produtos para leitões é composta de três programas diferenciados: Pig Tech, PigFormance e Leitãocina. Os produtos da linha Pig Tech foram desenvolvidos para criações de alto desempenho e são compostos de rações e, também, de concentrados para uso em rações iniciais e pré-iniciais. Já o programa PigFormance foi especialmente desenvolvido para criações que necessitam o melhor desempenho aliado à melhor relação custo x benefício. Formulado a partir de alta tecnologia, é composto de concentrados, visando a otimização do desempenho na creche. Por sua vez, o programa Leitãocina foi desenvolvido para criadores que buscam praticidade com confiança e segurança nutricional para suas criações. Os produtos destes programas são constituídos de ingredientes com alto padrão e rigoroso controle de qualidade.
Medidas para afastar os fatores de risco de mortalidade de leitões:
Sincronizar os partos;
– O agrupamento de leitões com mesmo peso em fêmeas diferentes até 3 horas após o nascimento tem reduzido significativamente o problema da falta de habilidade da fêmea;
– Na cela, a altura da primeira barra nunca deve ser menor que 28cm, porque dificulta o acesso dos leitões ao úbere;
– Investir em dietas de creche de alto nível tecnológico e que fortaleçam o sistema imunológico do animal é alternativa para combater doenças infecciosas e é a forma mais inteligente de promover os maiores ganhos econômicos no ciclo de criação, pois terminações forte começam na saída da creche.
Sobre a Purina
Presente no Brasil há 40 anos é líder de mercado no setor de nutrição animal. Em 2001, tornou-se unidade de negócios da Cargill, constituindo-se, assim, a Cargill Nutrição Animal Ltda. O nome fantasia continuou sendo Purina, uma marca licenciada da Nestlé.
Possui um portfólio de produtos concentrados em quatro segmentos: suplementos minerais, premix (base das rações), rações e aqüicultura. A Purina é reconhecida por suas Rações Completas e Concentradas para os mais diversos tipos de criação. Os Suplementos Minerais são utilizados para suprir as deficiências de nutrientes das pastagens, com uma linha completa de Suplementos Minerais Vitamínicos e Proteicos.
O Premix é a base das rações. Nele estão as vitaminas, os minerais, os aminoácidos e os aditivos que a compõe. O Premix é voltado para criadores que produzem as próprias rações. A Linha Puramix é uma das mais completas do mercado sendo que seus produtos estão divididos em Premix Mineral, Premix Vitamínico e Premix. São destinados aos mais diversos tipos de criação como poedeiras, frangos de corte, suínos, gado de leite e gado de corte. Líder em Aquacultura no Brasil e América Latina, aposta que as proteínas originadas de organismos aquáticos ganharão cada vez mais espaço no mercado, devido à busca por alimentos mais saudáveis. Por isso, tem as melhores soluções nutricionais para os criadores de peixes e camarões no Brasil, oferecendo rações que propiciam o máximo desempenho e superior retorno para os seus clientes.
Com o objetivo de garantir os melhores produtos, serviços e programas, a Purina trabalha continuamente no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias inovadoras para oferecer soluções em nutrição animal com um rigoroso controle de qualidade e segurança alimentar. Por isso, todas as suas fábricas são certificadas com BPF Avançado e HACCP.