Redação (25/02/2009)- Estudo americano afirma que os laboratórios farmacêuticos aumentaram sua capacidade de produção de vacinas contra a gripe aviária em 300% nos últimos dois anos. Entretanto, serão necessários mais quatro anos de produção para que laboratórios tenham em estoque vacina suficiente para controlar uma possível epidemia global.
De acordo com especialistas responsável pelo estudo, progressos consideráveis foram registrados para o aumento da capacidade de produção da vacina contra influenza aviária. "Embora a capacidade ainda está aquém da necessidade global durante uma pandemia, o aumento da capacidade de produção nos prepara melhor no caso de surtos", disse um deles.
No caso de uma epidemia:
O estudo constatou que, no caso mais provável, os fabricantes poderiam produzir 2,5 bilhões doses de vacina contra a doença em 12 meses após a receber a "cepa de produção", precisando de quatro anos para satisfazer a demanda mundial.
A eficácia da demanda pela vacina é baseada em 2 doses por pessoa para uma população global de 6,7 bilhões. Neste momento, existem pelo menos 16 empresas que trabalham nestas vacinas.