Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programa preventivo vai capturar aves migratórias no Piauí

<p>O trabalho se destina a orientar a ação dos técnicos no combate a focos de gripe aviária.</p>

Redação AI (10/07/06)- Técnicos do Piauí vão desenvolver, em setembro, no litoral piauiense, um programa de vigilância em aves migratórias com vistas a recolher material para análise em laboratório na prevenção contra a gripe aviária, tendo em vista que naquele mês começa o ciclo de aves originárias da América do Norte, que chegam ao Piauí onde permanecem até maio.

O trabalho se destina a orientar a ação dos técnicos no combate a focos de gripe aviária e é resultante de um treinamento realizado em Recife com todos os Estados do Nordeste, que primeiro se mobilizaram a analisar a maneira mais eficaz de combate à gripe aviária. Para a captura das aves no litoral piauiense será mobilizada uma equipe constituída de um biólogo e duas veterinárias.

A médica veterinária Isabel Jandira Gomes de Sales, do Programa de Sanidade Avícola, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), terá ao seu lado nesse trabalho o biólogo da Universidade Federal do Piauí, Marcos Pérsio, e a médica veterinária Paola Fracinetti de Oliveira, da Superintendência Federal de Agricultura. A captura dos animais será feita nas praias de Luis Correia, Cajueiro da Praia, Macapá e Barra Grande.

O material recolhido será enviado para análise no Laboratório Nacional Agropecuário de Campinas (SP), que é uma referência nacional em diagnóstico de influenza aviária – gripe do frango – e doença de Newcastle.

Na mesma oportunidade, segundo a médica veterinária Isabel Sales será realizado um cadastro das criações das aves de subsistência – galinha caipira – em propriedades localizadas em um raio de dez quilômetros dos sítios das aves migratórias, nas quais também, será realizada coleta de material para envio a mesmo laboratório paulista.