Redação (19/05/06)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fará pronunciamento na abertura da 74 Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), domingo à tarde (21/05), em Paris. Em sua exposição, ele ressaltará que o Brasil reconhece a OIE como uma referência internacional na área de sanidade animal e falará sobre o trabalho desenvolvido pelo país para cumprir as determinações recomendadas pelo organismo. Na segunda-feira (22/05), o ministro participa, em Londres, da 95 Sessão do Conselho Internacional do Café.
A OIE é uma referência mundial, especialmente para os serviços veterinários dos países membros, diz Rodrigues. Segundo ele, as normas do organismo são importantes para a oferta de alimentos seguros no mercado global. Por isso, acrescenta o ministro, o Brasil apóia a necessidade ampliar cada vez mais os serviços veterinários nacionais na área de saúde pública, para reduzir os riscos de transmissão de doenças por animais e alimentos de origem animal na cadeia produtiva do agronegócio.
Em seu pronunciamento, Rodrigues destacará que o Brasil, por ser um grande produtor, consumidor e exportador de alimentos, principalmente de origem animal, tem enorme preocupação com a saúde dos consumidores internos e externos e com a preservação do patrimônio bovino dos países para os quais comercializa animais, seus produtos e subprodutos. As transformações que estão ocorrendo no mundo exigem a modernização e o fortalecimento do sistema de defesa e inspeção sanitária animal.
De acordo com Rodrigues, os ajustes que os serviços veterinários brasileiros devem se submeter são necessários para adequar a produção nacional de alimentos às novas oportunidades resultantes da intensificação do comércio de produtos agropecuários. As adequações conduzidas no Brasil incluem a revisão da legislação sanitária para adaptá-la ao Acordo sobre Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias, a ampliação e qualificação da rede de laboratórios e a capacitação dos recursos humanos.
Café – De Paris, o ministro viaja para Londres. Na manhã de segunda-feira (22/05), ele fará exposição durante a 95 Sessão do Conselho Internacional do Café, promovida pela Organização Internacional do Café (OIC). Às 11h30, Rodrigues participa de reunião com a International Meat Trade Association, no Hotel Meliá Wite House.
Ao meio-dia, Rodrigues participa de almoço oferecido pela Câmara Brasileira de Comércio no Reino Unido. Às 15h, ele e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, reúnem-se com David King, do Office of Science and Innovation, para falar sobre biocombustíveis, especialmente etanol, e o programa de cooperação Reino Unido-Brasil-África. Às 16h, Rodrigues tem encontro com o diretor executivo do International Grains Council, Etsuo Kitahara.