Da Redação – 05/09/2005 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, lançou na manhã desta sexta, dia 2, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a Campanha de Educação Sanitária, que o Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) vai divulgar em 10 aeroportos brasileiros até o final deste ano.
Recebido pela Turma da Mônica, composta por personagens de Maurício de Souza, adotados como garotos propaganda da campanha, o ministro pediu uma atenção especial da imprensa na divulgação dessa iniciativa, que conta com o apoio da Infraero e visa conscientizar os passageiros de vôos internacionais sobre os riscos que envolvem o transporte de produtos e insumos agropecuários.
Rodrigues alertou que é preciso muito cuidado, pois nem todos os produtos podem ser transportados e, em muitos casos, exigem autorização prévia do Ministério da Agricultura e certificação fito ou zoossanitária.
Segundo o Coordenador do Vigiagro, Oscar de Aguiar Filho, o transporte de produtos agropecuários de outros países pode trazer pragas e doenças graves para o Brasil, daí a necessidade de conscientizar os passageiros de vôos internacionais para evitar os riscos de internalização dessas doenças no Brasil. A divulgação do programa cobrirá os 10 maiores aeroportos do país até o final do ano, com distribuição de revistas e informações aos passageiros.
Após lançar a campanha, o ministro da Agricultura foi homenageado, já no Parque de Exposições de Esteio, com o título de colaborador emérito do Instituto de Estudos Jurídicos da Atividade Rural IEJUR. A seguir, Rodrigues lançou um pacote de tecnologias de Embrapa, incluindo novos cultivares de cevada e de arroz e um software que permitirá a identificação e mapeamento de doenças e pragas florestais, além de possibilitar a localização de desmatamentos, queimadas e monitoramento da floresta nativa. O ministro encerrou sua passagem pelo Rio Grande do Sul com a inauguração oficial da Expointer.