Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Romênia processará responsáveis por surto de H5N1

<p>Epidemia levou as autoridades a confiscar 220 toneladas de carne vinda da região de Codlea.</p>

Redação AI (17/05/06)- O ministro da Agricultura da Romênia, Gheorghe Flutur, disse que as autoridades responsáveis por permitir que uma granja continuasse operando, a despeito de graves problemas sanitários, serão demitidas e processadas. Frangos da granja testaram positivo para o vírus letal H5N1.

Flutur disse que a granja deveria ter sido fechada por violação de diversas normas de saúde pública, e não tinha autorização para vender aves vivas. A granja também não tinha um veterinário contratado, o que é ilegal.

O surto de gripe aviária – descoberto no final de semana, numa granja da cidade de Codlea – levou as autoridades a confiscar 220 toneladas de carne vinda da região de Codlea e a sacrificar todas as aves de 20 comunidades para as quais foram vendidos animais da granja infectada.
Flutur disse que requisitará ao premier Calin Popescu Tariceanu a demissão de diversos funcionários da Agência Nacional de Saúde Animal, por falhar em impor as normas sanitárias. Funcionários da granja também poderão ser processados.