Redação AI (10/03/06)- O presidente da Emater/RS, Caio Rocha, sugeriu nesta quinta-feira (09), que Passo Fundo crie o Comitê de Sanidade Avícola, iniciativa que objetiva prestar esclarecimentos e orientar produtores e a população em geral sobre a doença. A sugestão foi dada durante audiência com o secretário de Agricultura, Marcos Citolin, e Ari Rosso, representante do Sicredi. “O Estado Rio Grande do Sul já aderiu ao Comitê de Sanidade Agrícola, e Passo Fundo precisa também formar um grupo de trabalho que possa se envolver em ações que representam segurança de saúde para os seres humanos e também para os plantéis das granjas locais”, observou Caio Rocha.
Além de órgãos da Prefeitura, o comitê municipal deve contar com a participação de entidades de classe e produtores. O Governo do Estado participa com a Inspetoria Veterinária local.
A gripe aviária é um tipo de influenza (gripe) causada pelo vírus H5N1. Os primeiros casos foram diagnosticados há cerca de quatro anos, em aves na Ásia. Agora, a doença já foi identificada na Europa e Ásia, tendo contaminado humanos por meios das aves. A doença que já se tornou realidade para países da Ásia, Europa e África, e agora mobiliza os governos das Américas. Desde 2003, 94 pessoas morreram de gripe aviária em países como Camboja, China, Indonésia, Iraque, Vietnã. Tailândia e Turquia. Em animais, a doença foi encontrada em cerca de 30 países.