Redação (10/12/2007)- A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) começa a distribuir, gratuitamente, na próxima terça-feira (11), 4,5 milhões de doses de vacina contra a febre aftosa para produtores gaúchos que possuem até 50 animais e que estão enquadrados no Pronaf ( Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O investimento do governo do Estado foi de R$ 5 milhões, empenhados esta semana a uma empresa de Porto Alegre (Agrosul), vencedora da licitação pública. A empresa entregará as doses na próxima segunda-feira (10).
"É o maior volume de vacinas já disponibilizado pela Secretaria da Agricultura numa primeira etapa da imunização do rebanho", destaca o secretário João Carlos Machado. Em janeiro deste ano, foram entregues 3,7 milhões de vacinas. A compra maior de doses ocorreu devido ao aumento da demanda dos pequenos produtores e à prioridade definida pelo governo do Estado de investir em sanidade animal. "Só assim conseguimos os recursos necessários para adquirir as vacinas de uma só vez, há um mês do início da campanha oficial", observa Machado.
Prazo
O secretário alerta que a imunização dos 13,1 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos (búfalos), que formam o rebanho bovídeo, não será prorrogada além do prazo estabelecido – de 1º a 31 de janeiro de 2008 – ao contrário do que aconteceu em anos anteriores. Machado explica que a Instrução Normativa (IN) 44, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), determina que a imunização deve ocorrer em 30 dias e que o envio do índice vacinal deve ser remetido em até 30 dias. "Vamos precisar muito do esforço e da conscientização dos produtores para fechar a campanha dentro do limite definido", avisa o secretário.
Historicamente, algumas regiões atrasam a vacinação, contando com a prorrogação do prazo. "Isso não vai acontecer em janeiro, todos devem estar atentos e determinados em manter e até superar o índice vacinal do ano passado", afirma. Este ano, n a primeira fase da campanha oficial de vacinação, em janeiro, a imunização atingiu 94,13% do rebanho gaúcho, e, na segunda, em junho, 89,72%. A imunização dos animais de até 24 meses ocorrerá em junho do próximo ano.