Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Salmonela em perus

<p>Centro de coleta de dados da União Européia publicou uma análise dos fatores de risco relacionados as salmonelas em perus e seres humanos.</p>

Redação (30/10/2008)- O estudo “Part B – Factors related to Salmonella prevalence in turkey flocks”, feito por um Centro de coleta de dados da União Européia destacou como as granjas com número maior de perus criados para consumo humano estão em maior risco de infecção por salmonela.

Os perus criados ao ar livre (free-range), incluindo as aves orgânicas, correm mais risco de serem infectadas pela bactéria do que os criados no sistema indoor. Além disso, as infecções são mais comuns entre os meses de outubro e dezembro, quando a produção atinge o "pico" em muitos países. A vacinação desempenha um papel importante na prevenção das infecções por salmonela nos aviários.

Salmonela em perus e seres humanos

A distribuição geral dos tipos de salmonella em perus apresentam padrões diferenciados dos casos de salmonela no homem. Isto implica que o papel dos perus como fonte de infecções por salmonela em seres humanos é menor do que a de outras aves, como as galinhas poedeiras ou frangos de corte. No entanto, O centro de coleta de dados salientou que apesar do menor risco para o ser humano, a infecção não deve ser menosprezada.