Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Salmonela humana difere da salmonela animal

<p>Pesquisadores acreditam no desenvolvimento de novos meios de tratamento das intoxicações alimentares.</p>

Redação (19/11/2008)- Cientistas da Califórnia, nos EUA, apresentaram uma pesquisa que afirma que a salmonela encontrada em seres humanos é diferente daquela encontrada em sua fonte de origem animal. O fato surpreendeu os pesquisadores, que não poderiam supor que a salmonela humana difere da salmonela dos animais.

Os responsáveis pelo estudo acreditam no desenvolvimento de novos meios de tratamento das intoxicações alimentares com a descoberta. Considerada um dos patógenos mais infecciosos na alimentação, a salmonela é, normalmente, transmitida ao homem através do consumo de carne ou produtos alimentares contaminados. A salmonelose causa dores abdominais, vômito, diarréia e febre.

Atualmente são conhecidos 2300 tipos de salmonelas, porém, não se sabe quais são os fatores determinantes da virulência do organismo ou seu grau de patogenicidade em um determinado hospedeiro animal, o que prejudica o seu tratamento.

Com a confirmação dos resultados do estudo, pesquisadores acreditam estar mais perto do desenvolvimento de uma vacina viva contra a salmonela, melhorando o bem-estar animal, a segurança alimentar e a saúde pública.
 
Para saber mais do estudo, clique aqui.