Durante muitos anos o mercado de aves de corte no Brasil sofreu efeitos diretos dos prejuízos causados pele enterite necrótica da aves de corte. Outra questão enfrentada foi o uso indiscriminado de antibióticos promotores de crescimento. A enterite necrótica é causada pela bactéria Clostridium perfringens e cada vez mais o uso de probióticos, produtos elaborados com microoganismos vivos, tem se mostrado boa alternativa para controle deste mal.
Segundo estudos apresentados recentemente pelo Dr. Greg Mathis, especialista em doenças avícolas, que esteve presente no evento Avesui 2010, “O caminho natural para a enterite necrótica serão os probióticos”, afirma. De acordo com as observações do especialista, a enterite pode ser consequência da coccidiose e ambas requerem muito cuidado por parte dos criadores.
A Pfizer e Christian Hansen por meio de sua parceria de negócios trouxeram para o mercado avícola brasileiro o probiótico GalliPro Tect, um promotor de crescimento desenvolvido para ração termorresistente que possui efeito benéfico sobre o equilíbrio microbiano no trato intestinal de aves. O produto, elaborado à base da bactéria Bacillus licheniformis, deve ser usado exclusivamente na alimentação animal. É indicado para ganho de peso e melhora da conversão alimentar, sendo muito eficiente também para controle da enterite necrótica avícola.
GalliPro é uma marca desenvolvida pela empresa dinamarquesa Christian Hansen e no Brasil tem distribuição exclusiva da Pfizer Saúde Animal. Utilizado na Europa e nos Estados Unidos, este probiótico tem mostrado excelentes resultados no desenvolvimento de aves de corte e já se tornou uma boa opção biológica para o crescimento saudável e natural de frangos destinados ao consumo humano.
A parceria entre a Pfizer Saúde Animal e Christian Hansen no Brasil consiste na comercialização exclusiva de probióticos para uso veterinário. As duas empresas têm alta expertise em suas área de atuação e qualidade comprovada pelos usuários de seus produtos e serviços. “Além de ser um promotor saudável de crescimento, GalliPro Tect contribui para a redução de incidência de enterite necrótica, melhora o desempenho geral de aves e diminui sensivelmente a mortalidade em plantéis”, afirma Lucielma Holtz, coordenadora de produtos In Feed da Pfizer Saúde Animal. “Este aditivo microbiano de inclusão direta tem uma formulação que permite a correta dispersão na ração e é elaborado com cepas selecionadas entre mais de 50 microorganismos seguindo rígidos requisitos de segurança e eficácia controlados pela União Européia”, acrescenta Abílio Alessandri, gerente de Marketing e Vendas para América do Sul e Central Saúde e Nutrição Animal da CHR Hansen.