Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Secretário de defesa pede empenho aos Estados para erradicar doenças

<p>O secretário Inácio Kroetz falou sobre a importância do comprometimento dos Estados para que o Brasil seja totalmente livre de restrições para o comércio agropecuário.</p>

Redação (20/08/07) – Foi oficializado nesta sexta-feira (17/08) o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri) em reunião realizada em Campo Grande (MS). Estiveram presentes representantes e secretários de agricultura de 22 estados.

Na ocasião, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, falou sobre a importância do comprometimento dos estados para que o Brasil seja totalmente livre de restrições para o comércio agropecuário, assim como mantenha o melhor nível de qualidade para o comércio interno. Kroetz também abordou as ações prioritárias do Mapa no fortalecimento dos serviços de defesa agropecuária nos estados.

O secretário também pediu o máximo rigor por parte dos estados para que as ações visando à erradicação de doenças, como a febre aftosa, sejam tomadas com urgência quando for detectado algum fator de risco. Citou como exemplo o estado de Mato Grosso que, na semana passada, em pouco tempo identificou o ingresso ilegal de 142 cabeças de gado provenientes da Bolívia. Como a importação de bovinos desse país está proibida, o Estado tomou todas as medidas necessárias previstas para esses casos.

A primeira diretoria do Conselho terá como presidente o secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues. Como vice foi eleita a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) do Estado de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.