Redação SI (04/07/07) – O secretário de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, apresentou ontem (03/07) sua equipe à Bancada Parlamentar de Santa Catarina. O secretário lembrou que Stephanes, já na solenidade de posse, prometeu que a defesa (sanitária e fitossanitária) será prioridade de sua gestão e não sofrerá contingenciamento de recursos.
O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Mapa, Girabis Evangelista Ramos, presente à reunião, informou que o ministério está compondo um grupo técnico para apoiar o serviço de defesa de Santa Catarina na identificação da ocorrência do inseto Palleoucothrips musae naquele estado. Embora não haja provas da existência da praga (que ataca a banana) em Santa Catarina, a Argentina vêm impondo restrições à importação da fruta catarinense. Segundo Girabis – que se reuniu com produtores de banana de Jaraguá do Sul (SC) na semana passada – as equipes do Mapa e da defesa estadual vão realizar um estudo minucioso para detectar se existe ou não o inseto no estado.
Além do secretário, diretores de departamentos e coordenadores apresentaram radiografia da estrutura da Secretaria de Defesa Agropecuária, responsável pela prevenção, controle e erradicação de doenças e pragas no país. Kroetz destacou a importância da ação conjunta entre os setores público e privado no combate a doenças e pragas, citando como exemplo a evolução alcançada na erradicação da aftosa. “Há alguns anos, o Brasil registrava inúmeros focos de aftosa por ano. Hoje, a ocorrência de um caso é motivo de pânico”, lembrou o secretário, reafirmando a meta de erradicação da doença até 2009 em todo o país.
A reunião de hoje foi a segunda realizada com bancadas parlamentares. No mês passado o encontro foi com deputados do Paraná. Novas reuniões serão agendadas para discussão e análise de problemas que envolvem os setores de defesa sanitária e fitossanitária.