Redação SI 11/12/2003 – A Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), promoverá em sua sede nesta sexta-feira, 12 de dezembro, das 8h30 às 11h30, o Seminário “Desafios relacionados à infecção por Salmonella em suínos”.
Conforme explica a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Jalusa Deon Kisch, coordenadora do evento, “os produtos de origem suína são considerados fonte de infecção de salmonela para humanos, sendo superados apenas por produtos avícolas. A pressão comercial exercida por países compradores de produtos suínos, somada à opinião do consumidor, força os países produtores a assumir essa preocupação”.
“Como a epidemioologia da salmonela em suínos é complexa, alguns
ajudar o setor produtivo a implementar medidas de controle da infecção” – afirma a pesquisadora. O objetivo do seminário é apresentar ao público como outros países estão tratando o problema, os resultados de trabalhos concluídos e a situação da agroindústria exportadora frente a esse desafio.
Durante o seminário serão desenvolvidos os temas “Salmonella em suínos: abordagem geral do problema”, “Estudo longitudinal de infecção por Salmonella” em um sistema integrado de produção de suínos”, “Prevalência de Salmonella em suínos abatidos no Rio Grande do Sul”, “Associação da prevalência de suínos portadores de Salmonella ao abate e a contaminação do produto final”, “Visão da indústria exportadora no controle de Salmonella: presente e futuro”, “Salmonella sob o ponto de vista da Saúde Pública”.
Os palestrantes são da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, da Seara Alimentos, Seara, SC, e da Embrapa Suínos e Aves. Para participar é só comparecer, não há inscrições e o seminário tem entrada franca.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone (49)442.85.55/Ramal 316.