Redação AI 16/08/2004 06h01 – Testes preliminares realizados pelo Vietnã mostraram a presença do vírus H5N1 em uma das três pessoas que morreram no país contaminadas pela gripe do frango, ou gripe aviária. Com o resultado dos exames, aumentou o receio quanto ao retorno em larga escala da perigosa variante viral que matou 24 pessoas na Ásia no começo deste ano.
O Ministério da Saúde do Vietnã declarou que oito pessoas suspeitas de estarem infectadas pela gripe aviária estavam internadas e autoridades investigam outras mortes que teriam sido registradas no sul da província de Hau Giang, no Vietnã.
Segundo Hans Troedsson, representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ministério informou que uma das três amostras dos testes preliminares “mostraram o vírus H5N1”. O mesmo vírus matou 16 pessoas no Vietnã e oito na Tailândia no começo deste ano, e a epidemia da gripe aviária atingiu vários países na Ásia.
“Não há nem remédios nem vacinas contra esta doença”, declarou o Ministério da Saúde do Vietnã em um comunicado.
A OMS disse estar preocupada que as infeções de humanos pela gripe aviária possam resultar em uma mutação do vírus com “potencial pandêmico”.