Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sorologia no RS dá positivo para Newcastle e será complementada

<p>O resultado sorológico não é conclusivo, pois a presença de anticorpos nas amostras pode ser tanto resultante do vírus que causa a doença quanto da vacinação aplicada às matrizes dos frangos.</p>

Redação AI (18/07/06)- Exames sorológicos realizados em 79 propriedades rurais na zona de vigilância estabelecida em torno do foco de Newcastle detectado em um criação doméstica de frangos em Vale Real (RS) apresentaram resultado positivo em quase 30 delas, informou o diretor técnico do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, José Severo. O resultado sorológico, no entanto, não é conclusivo, pois a presença de anticorpos nas amostras pode ser tanto resultante do vírus que causa a doença quanto da vacinação aplicada às matrizes dos frangos, explicou Severo. “A grande maioria foi em animais jovens, que podem ter essa reação por transmissão”, observou.

Foram coletadas 1.110 amostras na área de vigilância da doença. Conforme ele, há grande possibilidade de as matrizes apresentarem resultado positivo, o que exige exames complementares para determinar se a proteína encontrada nas amostras é viral ou um componente das vacinas. Não há aves com sintomas clínicos da doença na região avaliada, ressaltou Severo.

O Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Campinas (SP) fará testes de inoculação de vírus em pintinhos. O procedimento é feito em laboratório e o resultado pode demorar até três semanas, de acordo com o número de exames exigidos para a conclusão. O vírus que causa a doença foi identificado em exames de laboratório no dia 4 de julho. A investigação do perímetro próximo ao foco faz parte das ações de erradicação.