Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SP aumenta fiscalização a fim de conter laringotraqueíte infecciosa

As rondas nas estradas da região noroeste do Estado de São Paulo foram intensificadas nesta quarta-feira (15).

Redação AI 16/10/2003 – 00h50 – A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mobilizou 14 equipes de fiscalização volante, formada por 40 profissionais, entre médicos veterinários e auxiliares técnicos, para atuarem em pontos estratégicos.

Com este trabalho, o órgão espera coibir o trânsito de aves infectadas pela laringotraqueíte infecciosa da região de Bastos para outros Estados ou regiões produtoras de aves. A doença, sem registro anterior no País, foi diagnosticada na região e desde então, medidas sanitárias estão sendo tomadas visando impedir sua disseminação.

Cerca de 180 propriedades da área denominada “bolsão”, formada pelos municípios de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Lucélia, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pracinha, Queiroz, Rinópolis, Sagres, Salmourão e Tupã, foram interditadas e não podem movimentar as aves fora da região. Todas as atividades estão sendo monitoradas pelo serviço oficial de defesa.

A laringotraqueíte infecciosa é uma enfermidade respiratória contagiosa, causada por um vírus que ocorre principalmente em aves de postura e com menos freqüência em frangos de corte, provoca queda de produção e mortalidade de aves adultas.