Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suécia e Croácia em alerta com o vírus

<p>Pato sueco e cisce croata morrem vítimas da gripe das aves.</p>

Redação AI 24/10/2005 – Um pato encontrado morto ao Leste de Estocolmo foi vítima do vírus da gripe das aves, informou ontem o Instituto Nacional de Veterinária da Suécia.

Ainda não ficou comprovado se a ave portava a variante H5N1, que matou mais de 60 pessoas na Ásia desde 2003.

“O resultado dos testes aponta que o pato havia sido infectado pelo vírus da gripe”, informou o instituto em um comunicado oficial.

Exames adicionais devem ser realizados para determinar que variação do vírus a ave era portadora. A variante H5N1 já se alastrou para a Rússia, a Turquia e a Romênia, por meio de aves migratórias.

A disseminação do vírus preocupa porque a variação é facilmente transmissível para humanos em caso de contato direto com aves. Estudiosos temem que o vírus sofra uma mutação e passe a ser transmitido entre humanos. O Departamento Sueco de Agricultura alertou na sexta-feira, aos fazendeiros do país que mantenham as aves em locais fechados.

Análises do laboratório de Weybridge, no Reino Unido, confirmaram que os cisnes encontrados mortos na Croácia na sexta-feira estavam infectados com o vírus letal H5N1 da gripe das aves, informou ontem o jornal Vecernji list, de Zagreb.

Autoridades desmentem o surgimento de casos

Até agora não se sabia com que tipo de vírus da gripe das aves haviam sido infectados os 12 cisnes. O jornal Vecernji list assegura que recebeu a confirmação de membros do “gabinete de crise” croata para a gripe das aves, mas também de fontes do instituto de Weybridge.

O Ministério de Agricultura da Croácia, porém, desmentiu ontem a notícia e disse que não passa de invenção.