Redação (12/08/2008)- Duas famílias da província Ben Tre, localizada no sul do Vietnã, encontraram 570 patos que estavam contaminados com o vírus H5N1 da gripe aviária, segundo o jornal local "Youth" desta terça-feira. Os testes foram conduzidos pelo 6o Centro Regional da Saúde Animal do Vienã. As zonas afetadas foram devidamente desinfectadas e isoladas.
O Departamento de Saúde Animal através do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do país deve confirmar o surto da gripe aviária em Ben Tre. Até o momento, o departamento confirma a incidência de casos apenas nas provincias de Quang Ngai, Dong Thap e Kien Giangs.
Os focos de Influenza Aviária já mataram e levaram algumas aves ao abate desde dezembro de 2003. Milhares de animais foram sacrificados no país.
Por conta do risco da gripe aviária, vários avicultores do Vietnã pararam com a atividade, causando uma queda brusca na demanda por pintainhos. Dessa forma, estes patinhos da foto serão destruídos, pois não há mercado para eles no país |
Carcaças de aves são queimadas em uma granja na provincial de Long An, próxima à cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã |
Fotos: FAO