Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Surtos da gripe aviária continuam na África, Ásia, Europa e Oriente Médio

<p>Porém as iniciativas para combater a doença nas granjas estão se provando, aos poucos, bem-sucedidas.</p>

Redação AI (07/04/06)- Apesar do fato de que o vírus mortal da influenza aviária H5N1, ou a gripe aviária ter sido confirmado, até agora, em 45 países em três continentes, ameaçando vidas humanas, bem como seus meios de subsistência e reduzindo o preço do frango em muitas regiões, as iniciativas para combater a doença nas granjas estão se provando, aos poucos, bem-sucedidas em muitas frentes.

Até hoje, o vírus matou 108 pessoas, todas na Ásia. Mais de 200 milhões de aves morreram do vírus ou pelo sacrifício, na tentativa de reduzir a disseminação da doença, mas uma resposta vigorosa aos surtos nessa região, particularmente na Tailândia, no Vietnam e na China, parece ter reduzido a transmissão da doença das aves para os humanos, de acordo com Joseph Domenech, veterinário chefe da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.

Em janeiro deste ano, quase $1,9 bilhão foi pleiteado em uma conferência de doadores em Pequim para apoiar os programas do país, regional e global para combater a gripe aviária. A conferência produziu um consenso que o financiamento seria dividido entre atividades de saúde humana e animal.