Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suspeita de gripe aviária nos Países Baixos não continha cepa H5

<p>Autoridades holandesas encontraram os anticorpos de uma cepa de baixa patogenidade de gripe aviária numa </p><p>fazenda de postura na Província de Gelderland.</p>

Redação AI (02/08/06)- O governo holandes descobriu uma fazenda infectada por uma variedade de Gripe Aviária através do seu sistema de monitoramento, que tem sido feito desde o surto de Influenza em 2003. O diagnóstico do PCR foi positivo, mas a análise para descobrir qual cepa infectou as aves ainda será concluída.

O ministério da agricultura afirmou que se trata de um vírus do tipo H7, porém, uma variedade de menor dano do que a cepa H7N7 encontrada em 2003. Por enquanto, nenhuma relação com aves silvestres foi estabelecida.

Análises e testes feitos nas fazendas da região não encontraram nenhuma evidencia de que o vírus tenha se espalhado. Todas as galinhas da fazenda foram isoladas e mais três fazendas vizinhas estão em quarentena.

A Holanda é o maior exportador de aves do mundo e o segundo maior produtor da Europa, atrás apenas da França. As autoridades holandesas nunca registraram casos de Influenza com a cepa H5N1 (a mais perigosa), que foi encontrada em muitos países da Europa. Em 2003, o país foi atingido pela variação H7N7 do vírus de gripe aviária, provocando o isolamento de cerca de 30 milhões de aves, um terço da produção holandesa.