Redação (14/11/2007)- Milhares de perus, gansos e patos já estão sendo abatidos e zonas de proteção foram imediatamente criadas depois que a cepa do vírus da gripe aviária foi detectada em perus de uma fazenda próxima à localidade de Diss, no condado de Norfolk, leste da Inglaterra. A doença deve ser controlada, umas vez que qualquer problema maior poderia devastar a indústria e levar a escassez do peru na véspera do Natal. O Dr. Fred Landeg, um dos veterinários assessores do Governo, disse que testes demonstraram que o perigoso H5N1 esteve presente na fazenda em Redgrave perto Diss no Norfolk – Border Suffolk.
O Governo estabeleceu uma zona de proteção de 3 quilômetros de diâmetro e outra área de vigilância de 10 quilômetros ao redor da fazenda, para restringir os movimentos e tentar deter o vírus.
O Defra disse que investiga agora a conveniência de adotar novas medidas por causa da detecção da cepa.
Fred Landeg, pediu a todos os granjeiros que permaneçam "atentos", apesar de não considerar provável que exista algum vínculo entre este foco e o de fevereiro em Holton, no condado de Suffolk. O veterinário salienta que não há risco para os seres humanos de comer frango ou ovos, desde que cozidos corretamente. Ele acrescentou: "É muito difícil transmitir a gripe aviária de aves para seres humanos. Tem de haver contato muito intenso com as aves e com as suas fezes. Vamos analisar toda a região do foco, para ver se há uma outra origem em algum lugar do país, ou se a doença se propagou".