A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa, em Tocantins, vai atender apenas os bovinos e bubalinos com menos de 24 meses de idade. A partir deste ano, muda o calendário de vacinação no estado, que passa a imunizar todo o rebanho no mês de maio, e os mais jovens também em novembro. “Essa mudança está contemplada na Instrução Normativa n° 44, que estabelece critérios como análise epidemiológica das condições do estado, estrutura de defesa agropecuária e aspectos técnicos relacionados à febre aftosa”, explicou o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária (Sedesa), da Superintendência Federal de Agricultura em Tocantins, Luiz Eduardo Rocha.
Rocha destacou a importância de intensificar a ação nos animais de dois anos dada a necessidade de aplicar as doses suficientes da vacina para essa faixa etária. “Estudos científicos comprovam que os bovinos e bubalinos que receberam mais de três doses da vacina apresentaram imunidade ao vírus da doença”, afirmou.
O estado de Tocantins conta com 30 barreiras sanitárias fixas, 16 móveis e 10 fluviais e é livre de febre aftosa com vacinação desde 2001. Na 1ª etapa da campanha, realizada em maio, foram imunizados 99,26%, dos 7,3 milhões de animais. Os produtores rurais devem entregar a declaração da vacina até o dia 10 de dezembro, em um dos 142 escritórios de atendimento à comunidade agropecuária local.