Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Toledo/PR sedia seminário sobre homeopatia na agropecuária

Uso da homeopatia na suinocultura será um dos temas abordados no encontro.

Redação SI 10/11/2003 – 05h15 – O município de Toledo será sede do 5 Seminário Brasileiro sobre Homeopatia na Agropecuária. O evento acontecerá no auditório da Unipar, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, e abordará os avanços nas técnicas de utilização da homeopatia para o controle e prevenção de doenças em animais e plantas.

Segundo um dos organizadores do evento, engenheiro agrônomo da Emater, Urbano Mertz, o principal objetivo deste seminário é difundir as técnicas de utilização da homeopatia animal e vegetal, juntamente com os programas e iniciativas de difusão da agricultura orgânica no Brasil. Segundo ele, no Oeste do Estado do Paraná, a agricultura orgânica está tendo um grande impulso, tanto pelo apoio da Emater, Capa, Iapar, como das próprias prefeituras municipais e também da Itaipu Binacional. Atualmente, mais de 300 agricultores de vários municípios da região já estão envolvidos com a forma ecológica de produção.

O produto orgânico interessa também aos laticínios. Neste caso, a homeopatia é a principal aliada da produção de leite e de derivados lácteos de alta qualidade.

Suinocultura

Outro assunto que será abordado no seminário é o uso da homeopatia na suinocultura – setor agropecuário brasileiro de grande importância econômica para todo a região Oeste, bem como para todo o Estado do Paraná.

O acontecimento está sendo organizado em parceria entre a Universidade Federal de Viçosa, Capa, Itaipu Binacional e Emater-Paraná, com apoio do Programa Paraná12 Meses.

As palestras são dirigidas tanto aos agricultores, como para técnicos e estudantes. Os organizadores do evento esperam mais de 400 pessoas no Seminário. Os interessados em participar do evento devem entrar em contato antecipadamente com a coordenação do seminário.

Palestrantes

O seminário contará com a participação de vários especialistas, entre eles Vicente Casali, da UFV, de Viçosa (MG); Maria do Carmo Arenales, de Presidente Prudente (SP); Carlos Bonato, da UEM de Maringá e Luiz Cláudio Monteiro, da Unipar, de Umuarama.

Também estará presente o médico veterinário Alexandre Mendonça, um dos principais divulgadores da homeopatia na pecuária brasileira. Mendonça atua há vários anos na cooperativa Copasul, no Rio Grande do Sul, com larga experiência na utilização do tratamento alternativo em bovinocultura de leite.