Redação SI (06/04/06)- A Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, maior empresa de nutrição animal do País, com faturamento anual de US$ 200 milhões, acompanha de perto a tendência de crescimento do mercado suinícola. Para isso, disponibiliza ao produtor diversas tecnologias que visam o aumento da produtividade dessa intensa atividade, hoje uma das principais do agronegócio brasileiro e que rendeu ao País em 2005 uma receita de US$ 1,167 bilhão somente com exportações.
Uma das ferramentas que ajudam o Brasil a manter toda essa evolução é o Ferrodex, solução de ferro que tem como objetivo assegurar a máxima assimilação desse mineral, exigida em alto grau pelo organismo do suíno. O ferro é essencial para os suínos, em especial os leitões, uma vez que atua na prevenção e no tratamento da anemia ferropriva.
O leitão nasce com reservas de ferro baixas e precisa, nos seus primeiros dias de vida, de uma provisão de 7mg diária deste elemento. Entretanto, o leite materno, seu único alimento nesta fase, não possui a quantidade suficiente de ferro para a necessidade do recém-nascido. Desta forma, para suprir essa deficiência é preciso uma fonte suplementar férrica de boa disponibilidade e aproveitamento para evitar a anemia ferropriva no recém-nascido, afirma Márcio Uono, coordenador nacional de saúde animal da Tortuga.
A evolução da suinocultura nos últimos anos está diretamente ligada à questão sanitária e de manejo. O suinocultor moderno necessita de tecnificação e de soluções que atendam as exigências dos mercados interno e externo. Nesse contexto, a Tortuga tem, dentre inúmeras soluções para a nutrição e saúde dos suínos, o Ferrodex, eficaz para suplementar a alta exigência de ferro dos leitões recém-nascidos, explica Daniel Andaluz, coordenador de Marketing de Suínos e Aves da Tortuga.