Redação (06/10/2008)- Uma mulher de 46 anos e um homem de 58 foram tratados no Hospital de Canberra, na Austrália, após febres, suor excessivo e perda de peso causada por endocardite, onde bactérias depositam-se nas válvulas cardíacas e espalham infecções por todo o corpo. A mulher precisou de um transplante da válvula cardíaca para sobreviver.
A bactéria Streptococcus suis é comum em suínos e pode passar para os seres humanos através de contato físico com animais mortos ou vivos, porém, não se sabe como isso ocorre. Apenas dois casos haviam sido relatados anteriormente na Austrália, um em 1993 e outro em abril do ano passado, quando uma pessoa de 41 anos desenvolveu a síndrome tóxica do choque.
Paul Seale, um professor de farmaciologia clínica da Universidade de Sydney, disse que o caso deve servir como alerta. "Precisamos de saúde e segurança no trabalho destes especialistas na hora de entrar nos abatedouros. É preciso pensar em formas rigorosas de proteção dos trabalhadores, para que isso não aconteça de novo.
S.suis – Saiba mais clicando aqui