Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UE vê carne de Goiás e cinco estados

<p>Os europeus estarão divididos em três equipes responsáveis pelas avaliações relativas à saúde animal e pela inspeção sanitária.</p>

Redação (07/11/2007)- Técnicos da União Européia (UE) aceitaram roteiro proposto pelos técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e deverão avaliar, a partir de hoje, a condição dos rebanhos e a inspeção sanitária desenvolvida nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

A ordem dos estados não representa o cronograma das visitas. Fonte do ministério disse que os europeus estarão divididos em três equipes e que a proposta inicial é que uma fique responsável pelas avaliações relativas à saúde animal e as outras duas, pela inspeção sanitária. "Mas as funções podem se sobrepor", esclareceu um técnico do governo.

Auditorias: O grupo ficará no Brasil até dia 19. A reunião final deve acontecer em Brasília, mas o relatório com o resultado das auditorias só começará a ser elaborado quando os europeus voltarem para Bruxelas. O relatório deve ficar pronto num prazo de 45 dias.

Em reunião realizada ontem, os europeus fizeram uma única imposição ao governo brasileiro: eles querem visitar frigoríficos que têm autorização para exportação de carne para a União Européia para concluir o trabalho.